sexta-feira, 18 de novembro de 2011

UMA CAUSA TRIUNFANTE


         
          Hoje gostaria de relatar uma experiência do início do meu ministério que me fez refletir muito na vida cristã. Já passava da meia-noite e eu estava pensando, fazendo uma análise do meu trabalho no ministério, e me assustei, pois meus pensamentos se detinham apenas em minhas falhas, erros e inexperiência.
            Eu estava em um distrito de Missão Global com 15 Igrejas e grupos, igrejas novas, liderança escassa e inexperiente. E por alguns momentos me deixei envolver com os pontos negativos do trabalho, como por exemplo: dar um treinamento e ao voltar na igreja com alguns dias não ver os resultados desejados ou não encontrar líderes dispostos a se envolverem e serem capacitados. E o peso destes pensamentos me abateu e me trouxe desânimo, e junto com o desânimo vieram os seguintes pensamentos: Será que sou capaz? Será que consigo? Será que estou fazendo alguma diferença? Como vencer as dificuldades se pareço estar sozinho como líder em um distrito tão desafiador?
            E quando os pensamentos me atormentavam, senti o Espírito Santo me convidando a meditar na vida do Profeta Elias ao se sentir sozinho e perseguido por Jezabel. Senti a presença de Deus procurando salvar-me de mim mesmo, salvar-me dos meus próprios pensamentos. Nessa noite aprendi três lições que espero levar comigo até o fim do meu ministério.

1O DEUS NÃO COLOCA O FARDO DO MINISTÉRIO SOBRE OS OMBROS HUMANOS
            Quando absorvi esta verdade aparentemente tão clara foi um alívio imediato para os meus temores. Senti Deus me pedindo para tirar os olhos de mim: Se sou capaz, se faço diferença, se estou sendo útil. Aprendi que: “Aqueles a quem Deus emprega como seus mensageiros não devem sentir  que  a obra do Senhor depende deles. Seres finitos não são deixados a levar este fardo de responsabilidade. Aquele que não dormita esta atento a sua obra... e promoverá seu trabalho.” Relembrei a lição de que não sou o Diretor Administrativo de uma empresa em falência mas um servo chamado e escolhido para usar o que tenho nas mãos em prol de uma igreja triunfante.

2o ENALTEÇA AS VITÓRIAS DE DEUS
            Quando Elias se detinha nas derrotas: “...os filhos de Israel deixaram a Tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os Teus profetas a espada; e eu fiquei só...(I Re. 19:14).” Deus o levou a divisar as vitórias: “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou (I Re. 19:18).” 
            Naquela noite fatídica o inimigo colocava diante de mim as imagens negativas de cobranças de críticas de falhas e desafios. Mas o Senhor me fez ver  as vitórias. Vi naquele momento a cidade de Tabira, em meu distrito, que no começo do ano só possuía dois Adventistas e ao final do ano estava com uma Igreja com clara visão de missão e união. Pude ver um jovem, de um de meus grupos, que motivado por um treinamento de trabalho Missionário, saiu para iniciar uma classe bíblica em um Sítio e todo final de semana ele pedalava dez quilômetros de sua casa até o sítio para realizar a classe bíblica. Pude ver jovens que após uma festa da amizade estavam decididos a ter uma comunhão verdadeira e intima com cristo. E esses quadros das vitórias de Deus, subjugaram todas as falhas e senti mais uma vez o maravilhoso amor de um Deus que divide suas vitórias com seus servos.

3o NÃO DESISTA DAS PESSOAS
            Enquanto eu mudava minha tristeza para alegria, li os versos 15 e 16 do capítulo 19 de I Reis: “Volta ao teu caminho... e unge a Hazael...unge a Jeu... unge a Eliseu.” Deus mostrava seu método de enfrentar uma crise: acreditar e investir nas pessoas.
            Pude sentir Deus dizendo a mim: se você motivar a igreja com um treinamento, colocar material nas mãos deles, deixar um coordenador pelo projeto e mesmo assim as coisas não fluírem bem como você esperava, não desacredite das pessoas. Treine, motive e inspire novamente, e com bons projetos alguns irão responder e contagiar outros. E se em algum momento nessa nova tentativa você cansar, corra aos Meus braços e Eu vou te dar uma nova força para uma nova tentativa.
             Pude notar que esse é o método didático de Deus para ensinar grandes verdades ao homem, de Gênesis a Apocalipse Ele diz: Eu quero te dar uma vida feliz, e o homem vira as costas para Deus, Ele diz eu tenho um plano para te salvar, e o homem negligencia, e Ele torna a dizer: Eu vou demonstrar o Meu amor por você enviando Meu único filho para dar a vida por você  e quero que você venha morar para sempre comigo, e Deus  repete e repete e insta até que alguns ouçam e respondam. Se eu sou assim quanto a salvação por que as minhas queridas ovelhas não seriam assim quanto ao serviço?
            Naquela noite fui dormir com um novo horizonte em mente, com meu coração repleto de esperança e possibilidades para o meu distrito, e eu não me sentia mais sozinho como líder. Naquele noite tudo parecia estar no lugar certo: Jesus estava no lugar certo em meu ministério, eu, com minhas capacidades e incapacidades, tomava o lugar certo no ministério, meus membros com suas funções estavam no lugar certo, e estava no lugar  devido principalmente minha dependência diária desse Deus poderoso que conhece as dificuldades e desafios de cada vida, que me conhece profundamente e mesmo assim me aceita para trabalhar em uma causa que não conhece derrotas.
Referência: Ellen G. White, Profetas e Reis. Página 176.